WTM Latin America 2016 destaca o uso da tecnologia no setor de viagens

World Travel Market Latin America 2016.
World Travel Market Latin America 2016. Diversão para os visitantes não faltou!

Sessões de empresas como o Google foram alguns dos destaques nos dois primeiros dias da feira

A quarta edição da WTM Latin America, que ocorre até esta quinta-feira, dia 31 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo, juntamente com o 45º Encontro Comercial Braztoa, dedicou uma parte da programação de seus dois primeiros dias para a tecnologia. Nesta quarta-feira, o gigante Google foi responsável pela sessão “O Verdadeiro Valor do Digital”, conduzida por Keith Matsumoto, Analista Sênior da Indústria do Turismo, e André Azevedo, Executivo de Contas.

Durante o evento, os especialistas apresentaram soluções para melhorar o desempenho das empresas na Internet. De acordo com eles, uma em quatro vendas no turismo atualmente são feitas por meio digital. “As pessoas continuam querendo vivenciar novas experiências, conhecer novas culturas. O que mudou foi onde e como elas têm essas necessidades atendidas”, afirmou Azevedo.

Os profissionais do Google ainda pontuaram que os consumidores se tornaram imediatistas e exigentes por causa do crescimento dos canais digitais. “Quanto mais imersivo for o conteúdo, mais chance de o consumidor escolher o produto”, reforçou Matsumoto. Na terça-feira, Vinicius Landucci, Gerente de Novos Negócios do buscador, comandou uma sessão com o mesmo tema. Para ele, o caminho para os sites é se adaptar às novas tecnologias e ir até onde o consumidor está.

Nesta quarta-feira, Carolina Sass de Haro, Especialista de Mercado da Phocuswright, apresentou a sessão “Aluguéis em expansão: O que a Economia Colaborativa e as Acomodações Particulares Significam para as Viagens”. Os participantes foram informados de que a oferta de aluguel de acomodações particulares não para de crescer e que, além dos mais de dois milhões de imóveis listados, empresas ligadas à hotelaria tradicional estão entrando nesse mercado, como o Booking.com e o Expedia. “Antes eram só casas de praia. Quando a oferta chegou aos centros urbanos, começou a concorrer diretamente com o setor hoteleiro, se transformando em um nicho de mercado”, afirmou Carolina. Pesquisa realizada pela Phocuswright aponta que somente 38% dos usuários do Airbnb escolhem utilizar o serviço pelo preço – o que realmente os atrai é a combinação de privacidade, liberdade e espaço.

Já Pettersom Paiva e Tales Tomasini, fundadores do comparador online de preços de passagens aéreas Voopter, fizeram uma palestra que abordou a importância da inteligência artificial como ferramenta para traçar um perfil mais completo dos usuários e, desta forma, personalizar os serviços e os produtos oferecidos aos viajantes. Para completar, Pilar Osorio, Diretora de Vendas Estratégicas para a América Latina e o Caribe da TravelClick, falou sobre a importância dos vídeos para os hotéis. De acordo com ela, até 2019 90% do tráfego global na web será feito desta maneira. “Qualquer um faz vídeo, mas vender um hotel é vender uma experiência e é isso que o cliente busca”, disse. A diretora contou ainda que em sites de viagens os filmes rendem o dobro de cliques se comparados às fotos.

Tendências

A tecnologia também foi um dos destaques do Relatório de Tendências da WTM Latin America, elaborado em conjunto com a Euromonitor Internacional e apresentado na terça-feira em uma sessão exclusiva para a imprensa. A publicação revelou que a tecnologia móvel mudou o comportamento do consumidor de viagens, consolidando um novo tipo de turista, o Viajante Nacional Autônomo, um buscador de experiências sempre conectado e que usa seus aparelhos móveis para encontrar informações, buscar serviços e fazer reservas. Outra tendência apontada foi que o uso de smartphones pela geração milênio – formada por pessoas de 15 e 35 anos – vai impulsionar a tecnologia móvel na América Latina, cuja população é formada por quase 35% dessa faixa etária.

Diretor da WTM Latin America, Lawrence Reinisch afirma: “Atualmente é impossível falar do mercado de turismo sem abordar a questão da tecnologia. Estamos muito felizes em trazer aos visitantes da feira uma visão global das melhores práticas e tendências deste setor”.

World Travel Market Latin America 2016, São Paulo, Brazil
World Travel Market Latin America 2016, São Paulo, Brazil – WTM Speed Networking Session with WTM BUYERS’ CLUB Members

Novas práticas, tendências e estratégias

As novas práticas do mercado foram um dos destaques da WTM Latin America 2016. Na sessão “O viajante brasileiro no setor mundial de viagens e turismo”, apresentada pela Phocuswright, foi revelado que os mercados emergentes estão crescendo mais do que os consolidados, com destaque para as agências de turismo online (OTAs), que já representam 75% das reservas online de hotéis.

Já o Relatório de Tendências da WTM Latin America, elaborado em conjunto com a Euromonitor Internacional, revelou as tendências que vão impactar o turismo nos próximos anos. O interesse dos turistas chineses na América Latina, a geração do milênio (formada por pessoas entre 15 e 35 anos) impulsionando a tecnologia móvel na região e o surgimento do viajante nacional autônomo (VNA), um buscador de experiências que está sempre conectado, foram as novidades apresentadas. “Há um gap de tecnologia na região, mas a boa notícia é que isso traz também um potencial de crescimento”, afirmou Alexis Frick, gerente de pesquisa da Euromonitor.

Para completar, a Braztoa apresentou em seu Fórum de Lazer estratégias para enfrentar a crise econômica. Com o título “Como Fazer a `Limonada´ no Turismo”, o evento contou com a participação de Gilson Lira, da Embratur; Stephane Perard, da Emirates Airlines; Edmar Bull, da ABAV Nacional; Paulo Saba, do Banco Daycoval, Marco Ferraz, da Braztoa, e Luciana Nazir, da G.O. Associados.

O primeiro dia também contou com a realização do Meet the Media and Bloggers, no qual os expositores tiveram a oportunidade de conhecer os veículos de comunicação e blogs que são parceiros de mídia da WTM Latin America. “É uma grande ideia. Já fui a outras feiras do setor, mas nenhuma tem um encontro tão bem organizado”, afirmou Marco Arellano, gerente geral da agência de turismo peruana Llama Trip. “Foi um evento muito útil, pois encontrei todos os veículos de que precisava. Agora conseguirei organizar viagens de imprensa para apresentar o nosso destino”, garantiu Indah Mekawati, Segunda Secretária do Ministério de Relações Exteriores da República da Indonésia.

Sobre a WTM Latin America

A WTM Latin America, caminhando agora para seu quarto ano, atrai mais de 6.000 dos mais importantes executivos interessados no setor de viagens e turismo da América Latina. Em 2015 o evento gerou US$ 363 milhões em novos negócios que foram conduzidos com até 1.000 expositores e mais de 1.300 buyers qualificados. A feira faz parte do portfólio da Reed Travel Exhibitions, que também inclui a World Travel Market London, a Arabian Travel Market e a World Travel Market Africa. Saiba mais em www.wtmworld.com.

Sobre os eventos World Travel Market

A World Travel Market abrange alguns dos principais eventos de viagens de lazer do mundo: World Travel Market London, em Londres, WTM Latin America, em São Paulo, WTM Africa, na Cidade do Cabo, e Arabian Travel Market, em Dubai. Novos eventos estreiam em 2016: o WTM connectAsia e o WTM connect China, que se juntam ao International Golf Travel Market. Essas iniciativas one-to-one são direcionadas a mercados de lazer e nicho de viagem, permitindo que os expositores se encontrem exclusivamente com os HostedBuyers de elite.

Os eventos WTM contam com a participação de executivos seniores do setor mundial de viagens e turismo, os quais fazem negócios e ficam a par das últimas pesquisas, pontos de vista e opiniões. Em 2014, os eventos WTM promoveram negócios que totalizaram cerca de US$ 7 bilhões, envolvendo mais de 15.000 compradores e 9.500 expositores (1.500 expositores principais e 8.000 coexpositores) em suas quatro iniciativas. A WTM é propriedade da Reed Exhibitions, principal organizadora de eventos do mundo.

Sobre a Reed Exhibitions

A Reed Exhibitions é líder mundial em organização de eventos, com mais de 500 iniciativas em 43 países. Em 2014, reuniu mais de sete milhões de participantes de todo o mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da empresa estão presentes nas Américas, Europa, África, Oriente Médio, Ásia e Oceania, organizados por 41 escritórios próprios. A Reed Exhibitions atende 43 setores da indústria com eventos comerciais e de consumidores e faz parte do grupo RELX, líder mundial no fornecimento de soluções de informação para clientes profissionais de todos os setores.

Com informações: AD Comunicação & Marketing

Deixe uma resposta